top of page

Prefeito. Licença remunerada para candidatura de reeleição. Impossibilidade.


TCE-MT

O Prefeito Municipal que desejar se candidatar a reeleição não poderá solicitar licença remunerada, pois a candidatura a reeleição não gera afastamento automático do cargo. Foi assim que decidiu o Tribunal de Contas do Mato Grosso.


Confira o resumo da decisão:


Agente político. Prefeito municipal. Licença remunerada para candidatura de reeleição. O prefeito candidato à reeleição não tem direito à licença remunerada para concorrer ao mesmo cargo eletivo, uma vez que o direito à referida licença só se aplica àqueles que estão obrigados a se afastar do cargo para a disputa do pleito eleitoral, sendo que não há necessidade de desincompatibilização do cargo pelos titulares do Poder Executivo Municipal para se candidatarem à reeleição, haja vista que o artigo 14, § 6°, da Constituição Federal exige o afastamento definitivo apenas para se candidatarem a outros cargos.


(Denúncia. Relator: Conselheiro Domingos Neto. Acórdão nº 776/2014-TP1 . Julgado em 15/04/2014. Publicado no DOC/TCE-MT em 24/04/2014. Processo nº 8.467- 0/2013).

capa revista.PNG

Revista Gestão Pública Municipal

Receba todo mês em seu e-mail a Revista Gestão Pública Municipal. Conheça a visão do Poder Judiciário e Tribunais de Contas sobre os principais temas da gestão municipal.

bottom of page