top of page

Edital de licitação disponível apenas na sede da Prefeitura é irregular.


Consultor do Prefeito

A disponibilização do edital para os interessados no procedimento licitatório deve ser feita da forma mais ampla possível a fim de não restringir o caráter competitivo do certame.


Desse modo, a Prefeitura ou Câmara não podem disponibilizar o edital apenas na sede da organização, obrigando que os interessados se dirijam até o local para poder ter acesso aos editais.


O Tribunal de Contas da União (Acórdão 3192/2016 – Plenário) entendeu que a exigência de que o edital e seus elementos sejam retirados apenas na sede do município é irregular. Para o TCU, a exigência da presença física do interessado na prefeitura para a obtenção de cópia do edital afeta o interesse de empresas localizadas a distâncias maiores do município de participarem do certame, reduzindo a competitividade da licitação.


Portanto, além de disponibilizar na sede da administração pública, é importante que a Prefeito mantenha o edital na internet ou envie por via postal, nos casos de falhas na conexão.

capa revista.PNG

Revista Gestão Pública Municipal

Receba todo mês em seu e-mail a Revista Gestão Pública Municipal. Conheça a visão do Poder Judiciário e Tribunais de Contas sobre os principais temas da gestão municipal.

bottom of page