top of page

Vereador pode receber auxílio-doença?

Este artigo foi embasado em 3 (três) decisões de Tribunais de Contas.


O auxílio-doença é um benefício previdenciário com previsão constitucional para todos aqueles que são contribuintes do Regime Geral (art. 201, I, CF/88). Outrossim, o referido benefício previdenciário também pode ser oferecido pelo Regime Próprio de Previdência Social, desde que exista previsão legal.


A Lei nº 8.213/91, que dispõe sobre o plano de benefícios da previdência social, prevê expressamente o benefício do auxílio-doença para os seus segurados (art. 18, I, “e”)


Os vereadores, como agentes políticos, deverão estar obrigatoriamente vinculados a um regime de previdência social, seja o regime geral (regra) ou próprio, conforme dicção do art. 12, I, alínea “h” e “j”, da Lei nº 8.212/91.


Portanto, como contribuintes obrigatórios de um regime previdenciário os vereadores poderão receber auxílio-doença. Contudo, caso o edil esteja vinculado ao regime próprio previdenciário faz-se necessário que exista previsão na lei local do referido benefício.


Este artigo foi elaborado com base na jurisprudência da data de sua publicação.

capa revista.PNG

Revista Gestão Pública Municipal

Receba todo mês em seu e-mail a Revista Gestão Pública Municipal. Conheça a visão do Poder Judiciário e Tribunais de Contas sobre os principais temas da gestão municipal.

bottom of page