top of page

Aposentadoria especial (atividade de risco) para a guarda municipal.


A Constituição Federal assegura aos servidores titulares de cargos efetivos, nos termos de Lei Complementar, aposentadoria especial em caso de exercício de atividades de risco (art. 40, § 4, II). No que se refere às carreiras policiais, a Lei Complementar nº 51/1985 regulamentou a concessão desse benefício especial. Entretanto, existem diversas outras categorias de servidores que exercem atividades de risco e que não estão usufruindo a aposentadoria especial em virtude da omissão legislativa.


A inércia do Poder Legislativo levou o Supremo Tribunal Federal a reconhecer a atividade de risco de algumas categorias profissionais (agente penitenciário, por exemplo), aplicando-se as regras da aposentadoria especial previstas no regime geral de previdência social ou às disposições da Lei Complementar nº 51/1985, até a edição de lei complementar específica.


Com base nessa jurisprudência, entidades representativas das guardas municipais pleitearam o reconhecimento da atividade de risco exercida pela categoria e a aplicação das disposições da Lei Complementar nº 51/1985.


No entanto, o Supremo Tribunal Federal considerou que a guarda municipal não integra a estrutura da segurança pública (art. 144 da CF/88). Desse modo, não se pode estender a esta categoria a possibilidade de aplicação da aposentadoria especial através de mandado de injunção. Para o STF, “a proximidade da atividade das guardas municipais com a segurança pública é inegável, porém, à luz do § 8º do art. 144 da CF/88, sua atuação é limitada, voltada à proteção do patrimônio municipal. Conceder esse benefício por via judicial não seria prudente, pois abriria margem reivindicatória a diversas outras classes profissionais que, assim como os guardas municipais, lidam com o risco diariamente”.


Portanto, os guardas municipais não poderão exercer o direito a aposentadoria especial por via do Poder Judiciário. No entanto, isso não impede do legislador reconhecer e regulamentar o direito ao benefício previdenciário especial aos agentes da guarda municipal.


Artigo fundamentado em jurisprudência vigente na data de sua publicação.

capa revista.PNG

Revista Gestão Pública Municipal

Receba todo mês em seu e-mail a Revista Gestão Pública Municipal. Conheça a visão do Poder Judiciário e Tribunais de Contas sobre os principais temas da gestão municipal.

bottom of page