top of page

Prefeitura pode contratar serviços funerários?


De modo geral não existe empecilho para que um município contrate qualquer tipo de serviço, desde que seja para atender alguma finalidade pública. Desse modo, a contratação de serviços funerários deve servir a algum fim de interesse público.


A ausência de interesse público e fundamentação legal acarreta na irregularidade de qualquer despesa pública. Nesse sentido, o Tribunal de Contas da União já considerou irregular o gasto com homenagem e pagamento de serviço funerário (póstumo) a autoridade pública, em função da inexistência de fundamento legal e finalidade coletiva.


Além dos requisitos mencionados, a contratação de serviços funerários deve ser precedida, via de regra, do devido procedimento licitatório, conforme orientação do Tribunal de Contas de Rondônia. Ademais, a quantidade de serviços contratados ou especificados no edital deve ser compatível com o índice de mortalidade do município. Conforme assentou o Tribunal de Contas de São Paulo, a estimativa de sepultamentos e demais serviços funerários é fator determinante “para assegurar a transparência da atividade administrativa e estimar, com maior precisão, os recursos orçamentários necessários à cobertura das despesas decorrentes do futuro ajuste”.


Por fim, é importante que a contratação dos serviços póstumos e funerários estejam relacionados com algum programa governamental, a exemplo de um programa social destinado a atender pessoas de baixa renda.


Em suma, verifica-se que não há impedimento da prefeitura contratar serviços funerários, desde que atendidos os requisitos para a realização do gasto público, dentre eles os elencados nos parágrafos precedentes.


A fundamentação deste artigo está na Revista Gestão Pública Municipal. Assine GRÁTIS.

capa revista.PNG

Revista Gestão Pública Municipal

Receba todo mês em seu e-mail a Revista Gestão Pública Municipal. Conheça a visão do Poder Judiciário e Tribunais de Contas sobre os principais temas da gestão municipal.

bottom of page