top of page

Prefeito está obrigado a cumprir as metas do Plano Nacional da Educação?

Leia este e outros artigos exclusivos na Revista Gestão Pública Municipal.


A Lei nº 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional da Educação (PNE) para o período de 10 (dez) anos, estipulou 20 (vinte) metas que devem ser perseguidas pelos entes federativos (União, Estados e Municípios). Por consistir em objetivos de longo prazo, sujeitos a diversas variáveis, não se pode obrigar que o gestor público cumpra inteiramente as metas fixadas.


Entretanto, ainda que o alcance das metas não constitua uma obrigação, cumpre ressaltar que a norma federal determina que o prefeito deve adotar um conjunto de medidas/ações governamentais necessárias ao cumprimento das metas fixadas (art. 7, § 1º da Lei nº 13.005/2014). Noutras palavras, apesar da norma não obrigar o cumprimento das metas, ela impõe a adoção de medidas para o alcance dos objetivos da educação.


Normalmente as ações governamentais necessárias para o cumprimento das metas do PNE devem vir previstas no Plano Municipal de Educação. Essas medidas devem estar alinhadas com as estratégias fixadas no Plano Nacional da Educação.


Ademais, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual dos municípios devem ser elaboradas de modo a assegurar recursos orçamentários compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias do PNE (art. 10 da Lei nº 13.005/2014).


Por fim, o município também tem que demonstrar que estar adotando providências para o cumprimento das metas do PNE após a divulgação dos resultados das avaliações periódicas realizadas pelo Ministério da Educação.


Portanto, podemos inferir que apesar da legislação não obrigar nem punir o descumprimento das metas do PNE, ele determina um conjunto de ações que devem ser executadas pelos municípios. Caso constatado que o gestor não está realizando as ações, ele poderá ser responsabilizado, inclusive pelos Tribunais de Contas.


A fundamentação deste artigo está na Revista Gestão Pública Municipal. Assine GRÁTIS.

capa revista.PNG

Revista Gestão Pública Municipal

Receba todo mês em seu e-mail a Revista Gestão Pública Municipal. Conheça a visão do Poder Judiciário e Tribunais de Contas sobre os principais temas da gestão municipal.

bottom of page