top of page

Pesquisa de preço por telefone na licitação.

Leia este e outros artigos exclusivos na Revista Gestão Pública Municipal. Assine GRÁTIS.


O objetivo principal da pesquisa de preços na licitação é ter um parâmetro para que a administração averigue a compatibilidade mercadológica das propostas de preços dos licitantes.


Como a licitação é um procedimento formal e tendo vista que a regra na administração pública é a motivação e justificativa dos atos, a pesquisa de preços deve restar devidamente comprovada. Ademais, a confirmação da compatibilidade dos preços contratados com os praticados no mercado pressupõe a comparação entre o valor contratual e os preços constantes da pesquisa. Logo, é imprescindível o registro formal das cotações ofertadas pelas empresas.


Desta feita, a pesquisa de preços realizada por telefone não é necessariamente irregular, desde que o responsável pela consulta demonstre que efetuou a consulta ao fornecedor. O Tribunal de Contas da União somente aceita a pesquisa de preços por telefone se houver comprovação documental da realização deste procedimento.


Por sua vez, o Superior Tribunal de Justiça permite internamente que a pesquisa de preços seja feita por telefone, desde que “presente nos autos comprovante de sua realização constando o nome e a matrícula do servidor responsável pela pesquisa, o nome da empresa e dos empregados que forneceram o orçamento, além do número do telefone, da data e do horário da pesquisa”.


Portanto, em regra, não há óbice para que as prefeituras e câmaras municipais realizem as cotações de preços nos procedimentos licitatórios através de telefone, desde que consigam evidenciar formalmente a realização do procedimento. Caso contrário, orienta-se que o contato telefônico seja apenas um instrumento para colheita futura dos preços dos fornecedores.


Assista aulas gratuitas sobre diversos temas da gestão pública municipal. Clique aqui.

capa revista.PNG

Revista Gestão Pública Municipal

Receba todo mês em seu e-mail a Revista Gestão Pública Municipal. Conheça a visão do Poder Judiciário e Tribunais de Contas sobre os principais temas da gestão municipal.

bottom of page