Ainda que seja comum utilizar os termos “pesquisa de preços” e “pesquisa de mercado” como sinônimos, é importante estabelecermos distinções entre estes procedimentos para fins do procedimento licitatório.
Em geral, a pesquisa de mercado é um procedimento mais abrangente, que engloba não apenas a coleta de preços junto ao fornecedor, mas também conhecer as exigências e condições do mercado fornecedor, tais como: características do produto, prazo de entrega, garantia, especificação técnica, forma de execução, validade, etc.
Já a pesquisa de preços é um procedimento mais específico que visa coletar orçamentos de produtos e serviços junto ao mercado fornecedor. Após conhecer as características e especificidades do produto/serviço, a administração pública busca conhecer apenas o preço da mercadoria.
Saliente-se que a pesquisa de mercado pode abranger a pesquisa de preços, de modo a coletar num único procedimento todas as informações necessárias para a formação do preço de referência da licitação.
Confira a prévia de uma Edição Especial da Revista Gestão Pública Municipal onde abordo especificamente o tema da pesquisa de preços da licitação.