Licitação: pesquisa de preços x pesquisa de mercado

Ainda que seja comum utilizar os termos “pesquisa de preços” e “pesquisa de mercado” como sinônimos, é importante estabelecermos distinções entre estes procedimentos para fins do procedimento licitatório.


Em geral, a pesquisa de mercado é um procedimento mais abrangente, que engloba não apenas a coleta de preços junto ao fornecedor, mas também conhecer as exigências e condições do mercado fornecedor, tais como: características do produto, prazo de entrega, garantia, especificação técnica, forma de execução, validade, etc.


Já a pesquisa de preços é um procedimento mais específico que visa coletar orçamentos de produtos e serviços junto ao mercado fornecedor. Após conhecer as características e especificidades do produto/serviço, a administração pública busca conhecer apenas o preço da mercadoria.


Saliente-se que a pesquisa de mercado pode abranger a pesquisa de preços, de modo a coletar num único procedimento todas as informações necessárias para a formação do preço de referência da licitação.


Confira a prévia de uma Edição Especial da Revista Gestão Pública Municipal onde abordo especificamente o tema da pesquisa de preços da licitação.

capa revista.PNG

Revista Gestão Pública Municipal

Receba todo mês em seu e-mail a Revista Gestão Pública Municipal. Conheça a visão do Poder Judiciário e Tribunais de Contas sobre os principais temas da gestão municipal.