top of page

Aplicação de outra pena ao servidor que incorreu em infração que gera demissão.

As penalidades disciplinares aos servidores públicos estão previstas, normalmente, nos seus estatutos, podendo ser desde a advertência até a demissão. Na esfera federal, especificamente quanto à penalidade de demissão, a Lei Federal n.º 8.112/1990 prever que a demissão deverá ser aplicada, dentre outras hipóteses, no caso de insubordinação grave em serviço, crime contra a administração pública, recebimento de vantagem pessoal, valimento do cargo para proveito próprio ou de outrem, etc.


Assim, após o devido processo legal, inclusive com o contraditório e ampla defesa, a comissão do processo administrativo disciplinar poderá concluir que o funcionário incorreu em infração passível de demissão.


Nesta situação, a autoridade julgadora, ainda que possa discordar da conclusão da comissão, justificando que a decisão é contrária a prova dos autos, não poderá aplicar outra penalidade caso entenda que a conduta se enquadra na perda do cargo. Noutras palavras, se o prefeito decidir que o caso é de demissão, ele não poderá imputar pena diversa, mesmo considerando a vida pregressa do servidor.


Esta posição encontra-se sumulada pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ nos seguintes termos: “a autoridade administrativa não dispõe de discricionariedade para aplicar ao servidor pena diversa de demissão quando caraterizadas as hipóteses previstas no art. 132 da Lei n. 8.112/1990”.


Trata-se, portanto, de ato plenamente vinculado, não cabendo juízo de discricionariedade, inclusive no tocante à proporcionalidade e à razoabilidade da medida.


Por fim, embora a antevista deliberação refira-se ao estatuto dos servidores públicos federais é plenamente aplicável aos regimes dos funcionários municipais, que por sinal muitas vezes replica as regras federais.


Saiba mais sobre processo administrativo disciplinar acompanhando a Revista Gestão Pública Municipal. Assine GRÁTIS.


capa revista.PNG

Revista Gestão Pública Municipal

Receba todo mês em seu e-mail a Revista Gestão Pública Municipal. Conheça a visão do Poder Judiciário e Tribunais de Contas sobre os principais temas da gestão municipal.

bottom of page