top of page

Estimativa genérica do impacto do aumento da despesa pública.

As normas de finanças públicas exigem do administrador público que as iniciativas de aumento de gastos sejam planejadas, condizentes com a responsabilidade fiscal, bem como estimem o impacto orçamentário e financeiro da medida. Esta determinação encontra guarida, dentre outros dispositivos, no art. 16 da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (Lei Complementar Nacional n.º 101/2000).


O referido preceito assevera que a criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado da estimativa do impacto orçamentário financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes. Esta regra para ser devidamente atendida deve especificar a metodologia de cálculo e as premissas utilizadas no prognóstico.


Portanto, a indicação genérica do prefeito aduzindo que determinado aumento de despesas gerará um impacto de x% no orçamento público, somente será aceita caso ele demonstre os pressupostos que fundamentaram a estimativa e a sua memória de cálculo.


Acerca dessa temática, é importante citarmos deliberação do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo – TCE/ES1 condenando a conduta do gestor que enviou projeto de lei ao Poder Legislativo apenas com a informação abrangente da repercussão no orçamento. Segundo a Corte de Contas Estadual, “o envio de projeto de lei prevendo a criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento de despesa, desacompanhado da estimativa do impacto orçamentário-financeiro, expondo as premissas e metodologia de cálculo utilizadas, conforme exigência do art. 16, inciso I e §2º, da Lei de Responsabilidade Fiscal, configura erro grosseiro e constitui grave infração legal a norma de natureza financeira”.


1. TCE-ES – Acórdão n.º 904/2021 – Segunda Câmara.

capa revista.PNG

Revista Gestão Pública Municipal

Receba todo mês em seu e-mail a Revista Gestão Pública Municipal. Conheça a visão do Poder Judiciário e Tribunais de Contas sobre os principais temas da gestão municipal.

bottom of page