top of page

Pagamento de despesa pública fora da vigência do convênio.

Conforme já amplamente exposto nas edições anteriores da Revista Gestão Pública Municipal (Assine GRÁTIS), os Tribunais de Contas, notadamente o a União, consideram que os documentos formais da prestação de contas dos convênios devem possuir nexo de causalidade com a execução do ajuste. Nesse sentido, uma das formas de demonstrar a referida relação é a contemporaneidade dos documentos da despesa.

Noutras palavras, as datas constantes dos comprovantes formais dos gastos devem ser condizentes com o prazo de vigência do convênio, sob pena dos dispêndios realizados antes ou depois da validade do acordo serem objeto de questionamentos pelas Cortes de Contas.

Contudo, não se pode generalizar a antevista assertiva, pois, dependendo das circunstâncias que envolvem o caso concreto, o gestor ou prefeito poderá evidenciar a correlação dos documentos da prestação de contas com a realização do objeto conveniado. Assim, desembolsos financeiros extemporâneos podem ter relação com o objeto do ajuste e ser considerado na prestação de contas.

Acerca desta matéria, o Tribunal de Contas da União – TCU[1] ratificou seu entendimento considerando como mácula de caráter formal a existência de gastos efetuados fora da vigência do ajuste, senão vejamos: “é possível considerar como falha formal a execução de despesas fora da vigência do convênio, em situações em que reste comprovado que os dispêndios contribuíram para o atingimento dos objetivos pactuados[2]”.

Desta feita, ainda que seja de bom alvitre efetuar desembolsos durante o prazo do convênio, é temerário afirmar categoricamente que as importâncias pagas antes ou depois do acordo são necessariamente irregulares, porquanto o administrador público poderá provar o contrário.

[1]. TCU - Acórdão n.º 18396/2021 – Segunda Câmara. [2] TCU – Acórdão n.º 25/2023 – Segunda Câmara.

capa revista.PNG

Revista Gestão Pública Municipal

Receba todo mês em seu e-mail a Revista Gestão Pública Municipal. Conheça a visão do Poder Judiciário e Tribunais de Contas sobre os principais temas da gestão municipal.

bottom of page